Dia da Terra
Startup aproxima produtor e investidor para salvar a Amazônia
Iniciativa viabiliza adoção de área preservada ao custo de uma xícara de café por dia
A startup brasileira Coill criou uma plataforma para viabilizar a preservação ambiental da Amazônia por meio do financiamento de investidores a pequenos produtores do bioma.
O agricultor precisa cadastrar sua área preservada dentro das regras ambientais e, a partir disso, a Coill media a negociação com um investidor, que adota um hectare desta terra por um valor de 27 centavos de dólares por dia, totalizando 100 dólares por ano.
“A Amazônia precisa ser preservada, mas não podemos fechar os olhos para o pequeno produtor, que acaba tendo grande parte de sua terra sem uso. Então, criamos uma forma de ajudar as duas pontas do problema: trazendo investidores para incentivar a preservação obrigatória dessas áreas”, comenta Fábio Marques, CEO da Coill, agrofintech que incentiva a adoção de florestas.
Amazônia
A preservação da Amazônia tem sido tema de debates nos últimos anos. O desmatamento da floresta despertou a atenção não somente dos brasileiros, mas do mundo todo.
O último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontou que entre o período de agosto de 2019 até julho de 2020 houve um total de 11.088 km² de área desmatada.
De acordo com o estudo da Imazon, 20,3 milhões de pessoas vivem no bioma amazônico, sendo mais de 30% delas morando em áreas rurais, em sua maioria tornando-se um pequeno produtor.
“Tendo sua terra regularizada, ele consegue ter mais essa renda, além de sua produção. Para que possa disponibilizar sua floresta para adoção, é preciso estar de acordo com a lei, então trazemos esse incentivo para que preservem a Amazônia”, explica o CEO da Coill.
Sustentabilidade
O investidor que adotar a área de preservação também tem suas vantagens. Segundo dados da SPC Brasil, 92% das pessoas consultadas prezam pelo consumo consciente na preservação do meio ambiente.
A Coill fornece também selos e certificações de Investidor Verde para quem investir na preservação das terras, mostrando que seu negócio, além de se preocupar com a preservação, ajuda os produtores locais.
“O mundo atual se preocupa com o consumo consciente, e ter esta certificação que sua empresa atua na preservação diretamente, é uma boa forma de atrair investidores para seu negócio. A marca apresenta sua preocupação com ações, que buscam resolver os problemas, e não somente com palavras”, exalta Fábio Marques. (com informações da assessoria de imprensa)
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