Ir para o conteúdo

Aceleração

Parceria decola novo hub agtech no Mato Grosso: o T4 Agro

Primeiras agtechs selecionadas têm projetos para monitoramento digital e meteorologia de precisão

A T4 Agro, novo hub agtech mato-grossense, selecionou as duas primeiras startups para seu programa de aceleração no município de Nova Olímpia (MT).

A UISA e o Fundo de Private Equity CVCIB criaram o hub T4 Agro justamente para identificar projetos que possam aproveitar oportunidades de negócios e solucionar, de forma sustentável, problemas para empresas do setor agrícola.

Ao menos, outros quatro hubs para agtechs foram criados apenas nos últimos meses no Brasil. Entre eles, o Hub Agritech, em Porto Alegre (RS), o BioEnergy Hub, Sertãozinho (SP), o Life Hub da Bayer em São Paulo (SP) e hub Gazebo da Koppert em Piracicaba (SP).

As startups WGM Agrisoluttions e Precision Rain foram escolhidas entre 33 empresas pré-selecionadas pelo Instituto SENAI de Tecnologia, do Estado do Mato Grosso, em um programa organizado pela instituição.

A WGM Agrisolutions e a Precision Rain criaram tecnologias consideradas de grande potencial, e agora vão contar com o suporte da T4Agro para seu desenvolvimento.

Na prática, as agtechs vão contar com o apoio da UISA, uma das maiores biorrefinarias do País, localizada em Nova Olimpia, para evoluir seus negócios.

“Identificamos duas iniciativas com grande potencial aqui do Mato Grosso. Isso reforça a nossa crença na criação de um polo regional de inovação e tecnologia”, diz Julio Mila, CEO da T4 Agro.

Segundo ele, a biorefinaria tem uma grande área plantada e uma logística complexa, o que cria um ambiente desafiador e propício para teste de novas tecnologias. “Depois de testadas, as soluções poderão ser também oferecidas ao mercado”, completa.

Monitoramento

A WGM Agrisolutions nasceu da iniciativa de um grupo de alunos da Universidade Federal de Mato Grosso, a partir de um projeto de iniciação científica.

A empresa desenvolveu uma solução para monitorar fatores de solo-planta-atmosfera, gerando dados que, aliados aos conhecimentos científicos e Inteligência Artificial, dão um diagnóstico aos produtores rurais.

Entre os indicadores, a avaliação informa sobre a qualidade de solo e previsão da ocorrência de pragas e doenças, o que permite melhor manejo de irrigação, aplicação de fungicidas e fertilizantes.

Meteorologia

A Precision Rain foi criada por um grupo de professores doutores da Fatec Senai do Matogrosso, que desenvolveu uma tecnologia para maior precisão nas previsões meteorológicas e pluviométricas.

O projeto prevê captação de dados oriundos de estações próprias, bem como de diversas fontes complementares. Esses dados são submetidos a um modelo de inteligência artificial, gerando informações com alto grau de precisão em áreas específicas da propriedade do produtor.

Segundo a agtech, tudo isso é disponibilizado em tempo real para o produtor por meio de um aplicativo de fácil utilização. Entre os objetivos estão o uso otimizado de defensivos, melhor organização da frota e redução de gastos com combustíveis e pessoal, além do aumento da produtividade.

Hub

A T4 Agro está sediada dentro das instalações da UISA, produtora de energia limpa, alimentos e produtos saniantes. O objetivo levar as startups a um ambiente que reproduza de forma real as várias etapas de produção do agronegócio.

A incubadora chega ao mercado com um modelo novo quanto à estruturação dos novos negócios. Seu grande diferencial é a sinergia com a UISA e outras empresas como a VERT e a DuAgro.

Os projetos selecionados pela T4 Agro contarão com suporte tecnológico da Hyperspace, especializada em processos de digitalização de negócios, além de assessoria financeira e jurídica de investidores do CVCIB. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro