Fruticultura
Embrapa: software grátis prescreve adubação para diversas culturas
Usuário pode adicionar novas espécies sem auxílio de um técnico em informática

A Embrapa e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveram um software gratuito para ajudar produtores e técnicos a definir a aplicação de nutrientes na fruticultura e cultivos de mandioca.
O aplicativo AdubaTec, como é chamado, usa as características do plantio e da propriedade para definir a fertilização. Basta inserir dados da análise química do solo e sistema de cultivo, estágio de produção, clima e produtividade esperada para obter as recomendações.
Ou seja, por meio de uma interface simples e prática, o produtor descobre as quantidades de calcário e as recomendações, principalmente de nitrogênio, fósforo e potássio, necessárias para a cultura selecionada.
O software já está programado para as culturas de mandioca e de diversas fruteiras (abacaxi, acerola, banana, laranja, tangerina, limão, mamão, manga e maracujá), podendo ser adaptado a qualquer cultura.
Além da grande abrangência de cultivos, o principal diferencial da ferramenta em relação às similares é a possibilidade de incorporação de recomendações de novas culturas.
Independência ao usuário
O analista do Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Mandioca e Fruticultura Luciano Pontes, conta que o AdubaTec segue a lógica de oferecer mais independência ao usuário.
“Fizemos uma análise-piloto com uma avaliação exaustiva da performance, comparamos resultados e vimos que a recomendação indicada pelo software era mais precisa”, informa Pontes.
Ele desenvolveu o sistema em conjunto com dois estudantes de Engenharia da Computação da UFRB, Lucas Henrique Araújo e Maxwell Lincoln da Silva.
O sistema foi preparado de forma dissociada da interface a fim de que as regras de recomendação de adubação possam ser disponibilizadas em uma plataforma como serviço (AdubaAPI).
“Há um potencial de parceria com startups de agtech, visando a novos mercados na análise de solos” declara.
Banco de dados
A pesquisadora Ana Lúcia Borges, responsável pelo conteúdo do software, conta que o AdubaTec tem recomendações de calagem e adubação para abacaxi, acerola, banana, laranja, tangerina, lima ácida, mamão, mandioca, manga e maracujá.
A pesquisadora ressalta que o software também formará um banco de dados com informações sobre os solos de diversas regiões.
“O AdubaTec está preparado para armazenar informações de consulta dos usuários, constituindo um banco de dados com a finalidade de, futuramente, realizar um mapeamento do solo nas regiões em que haverá análises cadastradas, o que pode ser muito útil para nossas pesquisas”, afirma Borges. (com informações da assessoria de imprensa)
Assine nossa Newslatter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro