Tecnologia
Bayer reafirma inovação, digital e sustentabilidade como pilares
Próxima dos 125 anos no Brasil, empresa visa beneficiar produtores e proteger o planeta
A Bayer reuniu, ontem, pela primeira vez, as principais lideranças de suas áreas de negócio no país em um evento virtual para apresentar sua estratégia para 2021 no Brasil, quando se aproxima de completar 125 anos no país.
A presidente da Divisão Agrícola da Bayer, Malu Nachreiner, comentou a estratégia da companhia e listou os pilares do negócio ao lado de Eduardo Bastos, diretor de Sustentabilidade para a América Latina, Mateus Barros, diretor de Digital e Novos Modelos de Negócio para a América Latina, e Natália Carvalho, líder de lançamento da plataforma Intacta 2 Xtend®.
“Como empresa líder nos setores de saúde e nutrição, a Bayer está engajada em construir um futuro sustentável e colaborativo na agricultura para beneficiar produtores rurais, consumidores e o nosso planeta. Nossa estratégia para fazer isso passa por três pilares: inovação, transformação digital e sustentabilidade”, afirmou Nachreiner.
Além dos lançamentos em biotecnologia para as três principais culturas cultivadas no Brasil – soja, milho e algodão –, um dos principais temas ligados a inovação abordados no encontro virtual foi a recente aprovação da soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® pela União Europeia, fato que concluiu a última etapa antes do lançamento comercial da Plataforma Intacta 2 Xtend®, na safra 2021/2022.
O lançamento é parte da estratégia da Bayer para elevar o potencial produtivo das lavouras de soja brasileiras a outro patamar e fruto dos investimentos da companhia. Anualmente são investidos 2,3 bilhões de euros em Pesquisa & Desenvolvimento na divisão agrícola, volume maior que o de qualquer concorrente do setor.
Como suporte ao lançamento, mais de 300 agricultores brasileiros já tiveram a chance de testar a plataforma, que deverá resultar no lançamento de cerca de 30 variedades de soja para as principais regiões produtoras do país, incluindo variedades exclusivas para áreas de refúgio.
Em breve, Intacta 2 Xtend® será comercializada ao lado de outras soluções inovadoras do portfólio da Bayer.
Soluções digitais
Além dos avanços em P&D, foi abordada a maior demanda dos produtores por soluções digitais, seja em relação a produtos e serviços, seja na própria forma da empresa se relacionar com o campo.
Alguns destaques foram a expansão da Orbia, joint venture da empresa com a Bravium que oferece marketplace de commodities, insumos e serviços, do programa de fidelidade Impulso Bayer, que registrou uma alta de 33% no resgate de serviços em 2020, e a plataforma de agricultura digital Climate FieldView, que já mapeia mais de 50 milhões de hectares globalmente.
Segundo a presidente da Divisão Agrícola da Bayer no Brasil, a adoção de ferramentas digitais permitirá que a agricultura seja cada vez mais sustentável e possibilitará que o setor seja visto como parte da solução para endereçar as questões climáticas e de proteção à biodiversidade.
Carbono Bayer
É com novas tecnologias que se tornam viáveis projetos como a iniciativa Carbono Bayer, que busca desenvolver metodologias escaláveis de análise de solo e mensuração de carbono sequestrado.
Iniciado em 2020 com cerca de 500 agricultores no Brasil em 14 estados, o projeto terá em 2021 seus primeiros resultados — um passo fundamental para o avanço na construção de um mercado de créditos de carbono na agricultura, conforme explicado na conversa com convidados desta quarta-feira.
“O ano de 2020 e a pandemia sem dúvidas trouxeram impactos para o agronegócio, mas o setor seguirá essencial para contribuir com a alimentação da população e o crescimento da economia. Nós da Bayer continuaremos comprometidos em trazer soluções que garantam cada vez mais resultados ao produtor, impactando positivamente a sociedade, a economia e o planeta”, afirma Malu Nachreiner. (com informações da assessoria de imprensa)
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