Bem-estar animal
Gado: Embrapa desenvolve modelo inovador para bem-estar animal
Centro de Manejo de Baixo-Estresse concilia curral circular e tronco confortável para bovinos
A Embrapa Gado de Corte desenvolveu, ao sul de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o Centro de Manejo de Baixo-Estresse para validar práticas que reduzam o estresse dos animais e garantam mais retorno aos pecuaristas.
Com foco em entender o comportamento do rebanho, a estrutura concilia um curral circular e equipamentos, como o tronco TotalFlex Vazieira, da empresa Beckheuser, para efetivar os preceitos de bem-estar animal nos procedimentos de manejo e contenção dos animais.

Centro de Manejo de Baixo-Estresse tem formato circular e com todas as paredes fechadas. (Foto – Embrapa Gado de Corte)
Este conjunto de instalações e equipamentos contribui para um menor nível de estresse durante as atividades, praticidade nas atividades, menos acidentes e a própria segurança dos trabalhadores no manejo.
Segundo a pesquisadora da Embrapa em ambiência e conforto térmico, Fabiana Villa Alves, ter um tronco de qualidade, que facilite o manejo dentro do curral, traz benefícios como animais mais dóceis e menor nível de estresse durante as atividades.
“Quando falamos em animais a pasto eles são recolhidos, na maioria dos casos, uma vez ao mês, e isso traz um estresse natural, pois o animal sai do seu habitat e vai para um ambiente estranho ao seu dia a dia”, explica.
Segundo ela, o ambiente do curral pode ser até traumático para os bovinos, o que gera mais resistência dos animais, dificuldade nos manejos e tratamentos e até mesmo ferimentos (como hematomas), que terminam por gerar prejuízo na carcaça, ente outros.
Ao longo do processo de desenvolvimento do novo centro, a pesquisadora estudou vários modelos até chegar em um desenho mais moderno da Unidade, que atendesse, com eficiência, as necessidades dos projetos de pesquisa que usam a estrutura como apoio.
Curral circular
Montado em uma área total de 600m², seu formato é circular e todas as paredes são fechadas, para que os animais não se distraiam e caminhem sem muito esforço até o fim, que na verdade, é o tronco de contenção.

O tronco tem acionamento hidráulico e único e reduz drasticamente o barulho para favorecer bem-estar do gado e praticidade. (foto – Beckheuser)
Além da estrutura central com seringa, tronco coletivo, tronco de contenção com balança, apartador e embarcador, o centro de manejo possui cinco mangas de apoio, dois corredores, divisões e cercas com 10 fios de cordoalha galvanizada, 17 porteiras em aço, esteios e vigas em concreto protendido auto adensável.
Todas as plataformas e escadas possuem corrimão e guarda-corpo com 1,0 m de altura, atendendo as normas da legislação trabalhista em vigor e oferecendo maior segurança e conforto durante o manejo.
A cobertura, em telha branca antitérmica, prevê calhas e condutores para captação de água da chuva, que será armazenada em um reservatório, evitando o acúmulo de lama no entorno do curral.
Além disso, a água armazenada será utilizada tanto pelos animais, abastecendo os bebedouros, quanto para a limpeza do curral, trazendo economia na conta de água da Unidade, e aumentando a sustentabilidade do projeto dentro do conceito de “economia circular”.
Outra vantagem desta instalação é o material utilizado, o concreto protendido auto-adensável, que oferece maior qualidade e durabilidade à estrutura. A tecnologia é alemã e foi aperfeiçoada para uso no Brasil para exercer o máximo de segurança e eficiência nos serviços cotidianos da fazenda. Sua resistência é 100% maior do que o concreto convencional, e sua vida útil 50% maior.
Tronco inovador
Para ser efetiva, no entanto, toda esta estrutura demanda também um modelo de tronco apropriado e dentro das necessidades do projeto, para vacinação, coleta de sangue, pesagem, entre outros procedimentos de rotina ou de pesquisa.
O tronco TotalFlex Vazieira tem acionamento hidráulico e único e, também, é feito de materiais que reduz drasticamente o barulho nas operações, o que favorece o bem-estar do gado.
“Não existe hoje em operação na Embrapa um tronco mais moderno que este da Beckhauser. Com ele faremos mensurações comparativas, de como era o nível de estresse do animal quando contido num tronco convencional e como será com esse novo, mais moderno e eficiente”, destaca Fabiana, ao avaliar o TotalFlex Vazieira, doado pela Beckhauser.
Para a Beckhauser, estar presente com um de seus produtos em um projeto de relevância para o desenvolvimento da pecuária nacional é uma forma de investir no futuro da atividade, com foco nos princípios de bem-estar animal, que movem a missão da empresa.
“Muito nos orgulha fazer parte desse novo momento da Embrapa. Há anos nos especializamos em oferecer ao mercado soluções que garantam eficiência no curral, mas também melhor qualidade de vida a todos os envolvidos no processo, seres humanos e animais. Nos unir a uma entidade de relevância para o setor é uma forma de evidenciar nosso compromisso com a pecuária brasileira”, enfatiza a presidente da Beckhauser, Mariana Beckheuser.
O novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse é o primeiro curral operante na Embrapa Gado de Corte que leva em conta o bem-estar animal. “O fato da Beckhauser oferecer equipamentos com ótimo custo-benefício para uma pecuária mais sustentável, com respeito aos trabalhadores, ao ambiente e ao bem-estar animal, faz parte da evolução técnica e cumprimento da missão da Embrapa”, finaliza Fabiana. (adaptado de assessoria de imprensa)
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro