Pecuária
Agtech digitaliza gestão de gado de corte em todas etapas
Plataforma acompanha o ciclo de cada animal desde nascimento e pesagem até reprodução e exames. Veja o vídeo.
A iRancho recebeu, na semana passada, um aporte da investidora Agroven por sua solução que já digitaliza a história de 900 mil cabeças de gado individualmente para aprimorar a gestão na pecuária de corte no Brasil.
A startup possui uma plataforma baseada no conceito de BPM (Business Process Management), que monitora cada atividade do manejo do gado de corte, desde o planejamento reprodutivo até o embarque.

Sistema digitaliza a história de 900 mil cabeças de gado individualmente para aprimorar a gestão. (Foto – iRancho)
Assim, a solução visa facilitar a gestão do pecuarista e seus colaboradores no dia a dia, gera informações para uma melhor tomada de decisão e armazena dados capazes de rastrear toda a história de cada animal individualmente.
Thiago Parente, co-fundador e CEO da iRancho, destaca que os clientes da plataforma vêm alcançando importantes incrementos de produtividade, de até 50% em determinados processos, como também da redução de perdas, desperdícios e roubos.
“É extremamente difícil coletar, armazenar, organizar e consumir informações da fazenda e da produção do modo convencional. Por isso, criamos uma maneira de o pecuarista dizer ao iRancho o que vai fazer no curral naquele dia, de maneira natural, e conseguir a gestão individualizada do gado”, diz.
A aplicativo inclui dados sobre nascimento, pesagem, medicamento, entradas, vendas, reprodução e exames, entre outras. Segundo ele, esta inteligência de dados é fundamental em um mercado onde indústrias e consumidores querem entender como o produto chegou até eles, sua procedência e sustentabilidade.
Aporte
Thiago considera que a parceria com a AgroVen vem no momento certo. A influência, as conexões e o conhecimento do setor que os membros da AgroVen possuem ajudarão no crescimento e evolução exponencial do modelo de negócio.
Silvio Passos, presidente do Conselho da AgroVen, destaca ainda o potencial dessa tecnologia para favorecer a posição do país no disputado mercado mundial, ao criar a possibilidade de dar transparência às informações como origem, métodos de criação e tratamento dos animais na cadeia da proteína animal brasileira.
Veja o vídeo;
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro