Ir para o conteúdo

Inovação

Drones ganham “inteligência aérea” para operações agrícolas

Novos vants têm autonomia de até 55 minutos para monitorar índice de vegetação e planos de irrigação

A chinesa DJI lançou, na semana passada, sua nova plataforma de drones comerciais e uma série de câmeras híbridas com multi-sensores para elevar a eficiência, usabilidade e os recursos dos VANTS nas fazendas.

O Matrice 300 RTK (M300 RTK) é o primeiro produto da DJI a integrar recursos modernos de aviação, habilidades avançadas de IA, sistema de detecção e posicionamento em seis direções, um sistema de gerenciamento efetivo de UAVs e um tempo de voo ampliado a até 55 minutos.

Gigante chinesa DJI afirma que “drone com cérebro” eleva resultados em vários setores (foto: DJI)

O equipamento é mais resistente a condições meteorológicas, possui sistema de transmissão de vídeo em 1080p em três canais a até 15 km de distância e pode suportar até três cargas simultaneamente com limite de até 2,7 kg.

Já a série de câmeras Zenmuse H20 permite dois modos de coleta de dados, seja por Marcação & Rastreio inteligentes, que permitem filmagem precisa com definição de “alvo”, e Rastreamento inteligente para detectar automaticamente objetos em movimento.

O drone pode acoplar ainda o sensor multiespectral chamado SlantRange para medir o Índice de Vegetação (IV) das plantas para determinar a saúde das culturas ou, ainda, câmeras térmicas como a própria H20 para monitorar a temperatura do campo e planos de irrigação.

“Com a plataforma de voo M300 RTK e a série de câmeras Zenmuse H20, estamos oferecendo uma solução mais segura e mais inteligente aos clientes enterprise”, afirma Christina Zhang, diretora sênior de estratégia corporativa da DJI.

Funcionalidades

Os equipamentos também contam com outras funcionalidades, como farol anticolisão, Inspeção inteligente, Gravação de missões ao vivo, Verificação pontual por IA e Trajetória 2.0, além de permitir operação com até dois pilotos ao mesmo tempo.

Quanto a imagens, a série H20 está disponível em duas versões. A H20 tem um sensor triplo com câmera de 20 MP e zoom óptico híbrido com ampliação de até 23x, imagem ampla de 12 MP e telêmetro a laser alcançando distâncias de 3 a 1200 metros.

Já a H20T, um sensor quad que adiciona uma câmera termográfica radiométrica de 640×512, permitindo que os operadores enxerguem elementos invisíveis a olho nu devido à alta sensibilidade térmica com definição de vídeo a 30 fps.

“Essa solução define um padrão completamente novo para soluções UAV industriais, aprimorando operações relacionadas à segurança pública, aplicação de leis, levantamento e mapeamento, bem como a inspeções críticas de infraestrutura e no agronegócio”, disse. (com informações da Assessoria de Imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro