Ir para o conteúdo

Agro 4.0

Faemg lança a NovoAgro Ventures para potencializar inovação mineira

Iniciativa visa levar soluções e agregar valor a mais de 400 mil produtores do estado

O Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) vai lançar, nesta quarta-feira, a Novo AgroVentures para potencializar o ecossistema mineiro de inovação no agronegócio.

A iniciativa é uma parceria da FAEMG, que possui mais de 400 mil produtores associados, com a FCJ Venture. O lançamento será realizado na próxima quinta-feira, dia 14, às 10h, e está aberto aos inscritos no link: https://bit.ly/3aSUszC

“Nosso objetivo é incentivar startups que busquem soluções para o setor. Precisamos de ideias inovadoras e empreendedores engajados para fazer com que o agronegócio cresça ainda mais e de forma saudável”, explica Léo Dias, CEO do NovoAgro.

Ele conta que o Sistema FAEMG já mapeou várias necessidades do agro e, agora, o foco é investir em empresas que têm soluções tecnológicas para resolver questões de forma escalável, ainda mais neste período de crise.

“Os setores da agropecuária e da logística são parte dos que mantêm os supermercados abastecidos e seguram a falta de suprimentos na pandemia. Assim, as tecnologias e a inovação são essenciais no que se refere à busca de soluções para o momento”, afirma.

Soluções

O projeto procura soluções como softwares para o setor; iniciativas voltadas para a criação de alternativas energéticas; aproveitamento de resíduos; controle ambiental; monitoramento; biotecnologia e sementes.

Segundo Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG, essa foi a melhor solução encontrada para dar agilidade aos projetos de inovação que tragam resultados efetivos para o produtor rural e para toda a cadeia do agronegócio.

“A Corporate Venture Builder nos proporciona uma grande oportunidade para buscarmos soluções eficientes, com mais agilidade, e para ingressarmos definitivamente nesse novo universo, que é a inovação tecnológica, a fim de melhorarmos os processos desde o plantio até a mesa do consumidor”, completa.

Agtechs

As startups contarão com conexão entre os diferentes parceiros e entidades do agronegócio para potencializar o “go-to-market”; conexão com fundos de investimento; rodadas de negócios; mentorias; campanhas de marketing com força de vendas; facilidade para entrada em programas de incentivo e exposição de mídia.

Paulo Justino, fundador da FCJ Venture Builider, explica que esse modelo de licenciamento quer ser uma alternativa de aproximação entre grandes empresas e agtechs, complementando os modelos tradicionais de incubação e aceleração e preparando as startups para investimento de fundos de venture capital.

Para isso, serão desenvolvidos alguns pontos-chaves: planejamento e visão de curto, médio e longo prazo; portfólio gerenciado; modelo de governança corporativa de uma holding.

Veja o vídeo:

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro