Dia de Campo digital oferece experiência via smartphones
Iniciativa da Syngenta inclui transmissões em tempo real com imagens em 360 graus
Fonte importante de informação para muitos produtores, o Dia de Campo é uma oportunidade para ver na prática tecnologias e métodos de cultivo e seus resultados. Tradicionalmente, é um evento regional, destinado ao grupo reunido presencialmente na fazenda. Agora, a Syngenta tem reduzido essas barreiras com seu programa Dia de Campo Digital.
Fazendeiros de qualquer lugar do Brasil podem acompanhar as transmissões, feitas em tempo real, por meio de computadores ou smartphones. Uma equipe capta imagens da lavoura usando câmeras registram em 360 graus, permitindo uma interação total. Os produtores escolhem quais detalhes querem ver. Posteriormente, essas imagens são transmitidas ao vivo e é possível enviar perguntas, respondidas por uma equipe de plantão.
“Nem sempre o produtor consegue participar desses encontros. Especialmente o pequeno, que normalmente tem muitas atribuições na fazenda”, afirma Celso Batistella, gerente de agricultura digital da Syngenta. Cooperativas e revendas reúnem seus associados nas transmissões, e é possível ainda baixar o conteúdo após o evento e enviar perguntas posteriormente. “Esse projeto não elimina o Dia de Campo presencial. É apenas mais uma solução ao produtor”, diz Batistella.
Já foram realizadas edições do Dia de Campo Digital em Deciolândia, Mato Grosso; Rio Verde, Goiás; e Londrina, no Paraná, somando 450 conexões ao vivo (com uma média de três pessoas assistindo por conexão). Outros webinares já estão marcados: Dourados, no Mato Grosso do Sul, dia 1° de março, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, dia 15 de março. Um terceiro evento, Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, ainda não tem data. Após a colheita de soja, o programa passará por uma avaliação de feedback e será retomado a tempo da colheita de outras culturas, como milho e algodão.
Mais sobre:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro